Para manter a boa conduta corporativa, muitas organizações implementam normas e procedimentos internos para relações harmoniosas, tanto dentro quanto fora da empresa. Por esse motivo, existem ferramentas como o Código de Conduta e Ética que ajudam a construir ambientes mais saudáveis, onde o respeito e a igualdade fazem parte da cultura organizacional.
Segundo o coordenador de Auditoria Corporativa da CONSTRUTORA PATRIANI, Harley Kalbusch, esta ferramenta reúne diretrizes e normas da empresa em relação à conduta esperada dos colaboradores, terceiros e parceiros de negócios.
“O objetivo das diretrizes é reduzir riscos de interpretações subjetivas, que são relacionadas a aspectos morais e éticos em todos os momentos das tomadas de decisões. Com o cumprimento do Código de Conduta, a empresa busca a integridade e a transparência em todas as suas tratativas”, detalha o coordenador.
É de grande importância que esse procedimento seja seguido por todos os funcionários durante suas atividades profissionais. Na PATRIANI, o Código de Conduta e Ética Profissional foi desenvolvido em 2021, com a finalidade de ter um ambiente de governança forte e bem estruturado.
“Nosso código de ética tem como principal objetivo pautar que nossos negócios e decisões estejam alinhados às leis vigentes e conduzidos por elevados padrões éticos e pela cultura organizacional, junto aos nossos funcionários, clientes, fornecedores e outros”, destaca o profissional.
Hoje em dia, não basta a organização dizer que se preocupa com questões de sustentabilidade, construções limpas e boas práticas de governança se ela não as coloca em prática. Por isso, reforçar a importância desses processos é sempre um grande desafio.
“Os resultados vêm quando a organização fortalece e difunde uma cultura positiva de respeito e igualdade, compromete-se a cumprir normas, sejam elas leis locais aplicáveis às empresas e seus acionistas, ou normas e regulamentos internos, além de atuar com integridade e ética em todas as atividades realizadas”, finaliza Harley Kalbusch.