Cuidados com o sol, passeios, banhos e alimentação são essenciais
Chegou o verão e nós adoramos! Mas junto com ele também vem a atenção que devemos ter com os pets, que são tão sensíveis à algumas coisas como seus donos.
Os cães, por exemplo, estão muitos sujeitos a enfrentar problemas de saúde devido ao calor excessivo. Por isso, é muito importante que os tutores saibam o que fazer para não prejudicar a saúde do animal, levando em consideração que assim como nós, os pets também sentem sede, ficam doentes, precisam praticar atividades físicas, tomar banho e se alimentar direito.
Para nos ajudar a entender mais sobre o assunto, conversamos com duas especialistas em saúde animal, que dão dicas valiosas para a saúde pet. Fique ligado!
Segundo a veterinária Eloísa Franco, é preciso dobrar a atenção em vários aspectos, principalmente com parasitas, como pulgas, carrapatos e verminose que são bem comuns no verão.
“O aumento dos parasitas intensifica doenças e problemas dermatológicos, como coceiras e irritações. O sol excessivo pode causar neoplasia de pele (câncer de pele), por isso é indicado o uso de protetor solar. Além disso, é bom evitar muita exposição ao sol”, destaca a profissional.
A veterinária reforça ainda que muitos tutores têm o hábito de deixar os pets fechados no carro durante 5 minutos durante um passeio aleatório. Tal atitude, além de ser prejudicial para a saúde do animal, pode levá-lo a óbito devido ao calor interior do carro.
Ter atenção a esses detalhes são de extrema importância e podem salvar a vida do pet. Mas os cuidados não param por aí.
Para outra especialista, a veterinária Carolina Lomovtov, o uso de tapetes térmicos gelados que são encontrados em lojas de produtos pets podem refrescar os bichanos e são muito importantes na época mais quente do ano.
“Para os animais braquicefálicos (de cabeça achatada e focinho curto), como pugs e bulldogs, os tapetes gelados são incríveis, pois essas raças são as mais sujeitas a ficarem doentes nesta época. Além disso, é bom manter umidificadores ligados nos cômodos que o pet mais frequenta em casa. Circuladores de ar/ventiladores também são necessários”, destaca a profissional.
E na hora de passear? O que fazer?
Quando o assunto é passeio, manter o pet bem hidratado é essencial a todo momento. Por isso, não abra mão da garrafinha d´água. Segundo a veterinária, o ideal também é que o passeio aconteça entre 7h e 9h ou 16h e 19h.
“Se notar que o animal está muito ofegante, querendo deitar ou sentar é hora de encerrar o passeio. As raças de pele rosada e pelos claros são mais sensíveis e menos tolerantes ao calor. O tutor precisa sempre buscar locais mais frescos e com sombras para essas espécies. Vale ressaltar também que é preciso passar protetor solar pet nas regiões mais afetadas pelo sol, como por exemplo, entre os olhos e na área do focinho”, destaca a veterinária Carolina Lomovtov.
E quem pensa que dar banho toda hora no pet é saudável, engana-se. O banho em excesso é prejudicial para o animal, porque ele precisa ficar uma boa parte do tempo com o pelo, as orelhas e os dígitos das patas secos, a fim de evitar problemas de pele.
A alimentação faz a diferença!
Frutas geladas são a boa pedida para alimentar os pets no verão, pois são nutritivas e refrescam os bichanos. “Iogurtes naturais batidos com frutas congeladas, frutas com água ou caldos naturais de carne e frango congelados são excelentes alternativas de cardápio.
Para estimular o seu pet a tomar líquidos nos dias mais quentes, você também pode colocar cubos de água de coco ou cubos de gelo feitos com chá de camomila e caldos naturais na tigela de água”, acrescenta a veterinária Carolina Lomovtov.
Chegou a hora de uma receita simples e apetitosa para o seu pet
Picolé gourmet
Ingredientes
200 gramas de iogurte natural sem lactose e sem açúcar
200 gramas de frutas – sem casca, higienizadas e sem sementes
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador até obter uma mistura homogênea.
Após esse passo, é só congelar a mistura em copinho plásticos e depois cortar para desenformar ou colocar dentro de brinquedos recheáveis.
Gostou? Agora é só preparar para os bichanos.