Maratona dos Big Five - Foto: Albatroz Adventure Marathons
Já fez sua lista de promessas de Ano Novo? Correr uma maratona pode ser uma delas. Além de fazer uma ótima atividade física, você conhece um destino turístico com outro olhar, durante a corrida. A maratona tem 42,195 km, mas você pode começar com provas mais leves, muitas vezes disponíveis na mesma data do percurso total. De todo modo, é muito importante se preparar muito bem antes de encarar o desafio.
Confira aqui 12 maratonas programadas para 2023, uma para cada mês do ano. São provas clássicas e temáticas, em grandes cidades, locais históricos ou no meio da natureza, dentro do Brasil ou do outro lado do planeta. Você vai amar correr o mundo de um jeito tão saudável. Ao fim de cada viagem, o sofá do seu PATRIANI estará à sua disposição para você fazer outro esporte delicioso: maratonar séries.
Maratona da Disney, em Orlando (EUA), em janeiro
Você passa pelos quatro parques temáticos da Disney de Orlando, nos Estados Unidos, e pode não resistir a tirar fotos com Mickey, Pato Donald, Cinderela e outros personagens ao longo do caminho. A maratona, com 42,195 km, é a última prova de quatro dias dedicados a corridas de rua, nos quais você pode correr também 5 km, 10 km e meia maratona. Atletas de fôlego encaram o Desafio do Dunga, correndo nas quatro provas, ou o Desafio do Pateta, participando da maratona e da meia. Maratona da Disney: 8 de janeiro.
Maratona do Vinho, no Vale dos Vinhedos (RS), em fevereiro
Foto: Lavandoski Promoções
Você corre entre as parreiras do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, e, no caminho, pode se reabastecer de suco, vinho e uva nos chamados “vino stops". A prova coincide com a época da colheita das uvas e é animada com músicas e danças típicas da região. Na véspera da prova, o Jantar sob as Estrelas esquenta atletas e acompanhantes em Bento Gonçalves. Não tem fôlego para encarar os 42,195 km? Tudo bem, você pode se inscrever na meia maratona, no revezamento, na Corrida do Vinho (de 7 km) ou na Caminhada do Vinho (também de 7 km). Maratona do Vinho: 12 de fevereiro.
Maratona de Jerusalém, em Israel, em março
É emocionante atravessar o Portão de Jaffa para entrar na Cidade Velha de Jerusalém durante a maratona por essa cidade de mais de 3 mil anos, sagrada para três religiões: catolicismo, islamismo e judaísmo. Também estão no percurso atrações como o Parlamento de Israel e o Monte Scopus. Quem quiser correr menos pode participar das provas de 21,1 km, 10 km, 5 km, 1,7 km e 800 m. Também vale a pena aproveitar a viagem para visitar pontos turísticos consagrados, como o Muro das Lamentações, o Monte das Oliveiras, a Basílica do Santo Sepulcro e o Museu do Holocausto. Maratona de Jerusalém: 17 de março.
Maratona de Londres, na Inglaterra, em abril
A tradicional prova passa por ícones da capital inglesa como a Tower Bridge, a roda-gigante London Eye, o Big Ben e o Palácio de Buckingham. Seu percurso plano, à margem do Rio Tâmisa, facilita a quebra de recordes e torna a maratona uma das mais rápidas do mundo. O evento costuma arrecadar muito dinheiro para obras de caridade desde 1981. Já são mais de 1 bilhão de libras em doações até hoje. A corrida é uma das seis maiores maratonas do mundo, conhecidas como “World Marathon Majors”, ao lado das maratonas de Tóquio (em março), Boston (em abril), Berlim (em setembro), Chicago (em outubro) e Nova York (em novembro). Maratona de Londres: 23 de abril.
Maratona de Santiago, no Chile, em maio
A Cordilheira dos Andes emoldura a prova da capital chilena, que tem um percurso plano, com poucas subidas e descidas. Essa topografia, a proximidade com o Brasil e o fuso, que é igual ao de Brasília, tornam a corrida uma ótima opção para quem vai correr sua primeira maratona internacional. A largada é bem na frente de um dos principais cartões-postais da cidade: o Palácio de la Moneda, sede da presidência do país, no Centro Histórico. O percurso ainda contorna o Parque O´Higgins e passa pelo célebre Estádio Nacional do Chile. Na mesma data, você também pode correr 10 km ou 21,1 km. Antes ou depois da corrida, vale passear pelos arredores, visitando vinícolas, Viña del Mar e Valparaiso. Maratona de Santiago: 7 de maio.
Maratona dos Big Five, na África do Sul, em junho
Foto: Albatroz Adventure Marathons
Você corre pelo coração da savana africana e pode dar de cara com alguns dos big five, os cinco grandes animais de caça que habitam a região: rinoceronte, búfalo, leopardo, leão e elefante. Mas fique tranquilo, pois, se algum deles cruzar o seu caminho, existe um forte aparato de segurança durante toda a prova, realizada na reserva privada de Entabeni, na África do Sul, entre a cidade de Johannesburgo e o Parque Nacional Kruger. Também é possível correr a meia maratona no mesmo dia. Maratona dos Big Five: 17 de junho.
Maratona de Gold Coast, na Austrália, em julho
É quase todo à beira-mar e plano o percurso da Maratona de Gold Coast, cidade australiana do Estado de Queensland, famosa pelas belas praias amadas pelos surfistas e também pelos animados parques temáticos. As corridas do fim de semana atendem a um público diversificado. A maratona e a prova de 10 km, no domingo, têm também versões para atletas com cadeiras de rodas. Sábado é dia da Meia Maratona, da prova de 5 km e das provas infantis de 2 km (para crianças de 5 a 10 anos) e 4 km (para atletas de 5 a 14 anos). Maratona de Gold Coast: 2 de julho.
Maratona da Cidade do México, em agosto
A principal praça do Centro Histórico, o Zócalo, é o ponto de chegada dessa prova, que termina bem em frente ao Palácio Nacional, sede da presidência, situada ao lado da Catedral Metropolitana. As construções históricas mais emblemáticas da Cidade do México estão desenhadas nas medalhas da prova. Cada ano, a prova homenageia um monumento. Em 2020, por exemplo, o Castelo de Chapultepec ilustrava a medalha. Em 2023, ano em que a maratona chegará à sua 40ª edição, será a vez da Torre Latino-Americana. Cadeirantes e deficientes visuais também correm a prova, em categorias próprias. Maratona da Cidade do México: 27 de agosto.
Maratona da Grande Muralha, na China, em setembro
Foto: Albatroz Adventure Marathons
É um desafio e tanto correr pela Grande Muralha da China por cerca de 5 mil degraus irregulares e íngremes. Tanto que muitos atletas encaram alguns trechos engatinhando. Mas os participantes garantem que vale a pena: o visual é tão incrível como a sensação de explorar um monumento de mais de 3 mil anos, visível até da Lua e considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Se os 42,195 km forem demais para o seu coração, você pode se inscrever na Meia Marota ou na corrida de 8,5 km, realizadas na mesma data. Maratona da Grande Muralha: 16 de setembro.
Maratona de Chicago, nos Estados Unidos, em outubro
Você admira a beleza arquitetônica e natural de Chicago enquanto corre por suas ruas emolduradas por emblemáticos arranha-céus. A partida e a chegada são no Millenium Park, agradável área verde com belas esculturas. Com trajeto quase todo plano, é uma prova bastante veloz e, por isso, já testemunhou recordes mundiais. O público vibra com a passagem dos atletas, que correm por 29 bairros da cidade banhada pelo Lago Michigan. A tradicional corrida está na seleta lista das seis maiores do mundo. Maratona de Chicago: 8 de outubro.
Maratona de Atenas, a Autêntica, na Grécia, em novembro
Foi aqui que tudo começou. Essa corrida tem o mesmo traçado percorrido pelo soldado Feidípedes em 490 a.C., entre as cidades de Maratona e Atenas, para avisar a população de que os gregos haviam vencido os persas na Batalha de Maratona. Diz a lenda que o mensageiro caiu morto após dar a feliz notícia, afinal, não estava preparado para correr tanto. Hoje maratonistas do mundo todo se emocionam ao fazer o mesmo trajeto que deu origem à modalidade. Quem prefere correr menos pode participar das provas de 10 km, 5 km e 1,2 km, esta última para crianças. Maratona de Atenas: 12 de novembro.
Maratona do Reggae, na Jamaica, em dezembro
O reggae embala cada quilômetro dessa maratona realizada à beira-mar na cidade jamaicana de Negril. O ritmo continua depois que acaba a prova, e os atletas mergulham no Mar do Caribe, em uma animada festa. Quem completa a maratona, a meia maratona ou a prova de 10 km ganha uma medalha com a ilustração de um jamaicano com cabelo rastafári, e os vencedores recebem troféus com pequenas esculturas do casal de cantores Bob e Rita Marley. Os ídolos do reggae não podiam ficar de fora desse grande evento jamaicano. Maratona do Reggae: 3 de dezembro.
Maristela do Valle é jornalista especializada em turismo há mais de 25 anos. Trabalhou em publicações como o caderno de Turismo da Folha de S. Paulo, a revista Viagem e Turismo e o site viajeaqui.com.br. Já visitou cerca de 30 países e é autora dos livros “Lua de mel – como planejar sua viagem” e “Viaje Sozinha – Dicas e experiências para que você viaje na boa e se divirta como nunca”, ambos da Panda Books.