Na hora de começar um projeto de decoração da casa é comum ficar na dúvida sobre quais mobiliários, acessórios e cores combinam mais com a ideia desejada para cada espaço.
Para entender mais sobre o assunto, o blog conversou com a designer de interiores e integrante da ABD (Associação Brasileira de Design de Interiores), Priscila Carecho, para descobrir dicas valiosas que podem encantar os mais variados estilos de vida.
Vamos lá!
Jovens
“Os projetos decorativos para os jovens variam bastante. Jovens entre 20 e 30 anos, por exemplo, preferem uma decoração mais contemporânea, seguindo uma linha mais industrial e minimalista, que pode ser projetada com cores mais clean e tons mais quentes em alguns elementos decorativos, além de estofados para mais conforto, móveis estilosos, luminárias, entre outros itens.
Melhor idade
Já as pessoas mais velhas preferem o estilo clássico e, às vezes, o contemporâneo, que contempla a mescla de objetos geométricos e simétricos, que proporcionam sofisticação e elegância aos ambientes”, destaca a designer.
Homens e Mulheres
Quando se trata de homens e mulheres, a design de interiores destaca que o lado feminino sempre vai preferir materiais mais sofisticados e elegantes. Já os homens, optam pela praticidade.
“As mulheres gostam mais de projetos com porcelanato calacata, material mais brilhoso e com ranhuras de várias cores. Elas também brilham os olhos para os metais e projetos de iluminação. Já os homens preferem cores sóbrias como o cinza, marrom, preto e adoram ficar em espaços de lazer, como a varanda gourmet”, detalha Priscila.
Casais
No caso dos casais, existem inúmeras possibilidades de projetos de interiores para atender os casais em diferentes momentos da vida.
“Os casais que optam por morar em apartamentos estilo studio ou 1 suíte, por exemplo, podem apostar em projetos contemporâneos, ou seja, que promovam a praticidade e a funcionalidade por meio da integração, por exemplo, sem perder o toque de aconchego que pode ser explorado nas cores, principalmente, trabalhando bem a marcenaria e utilizando cada cantinho a seu favor”, destaca Priscila.
Importante ressaltar que no caso de decorações contemporâneas, dá para trabalhar muito bem com o acrílico, metal, vidro, espelhos, ferros, cimento, madeiras e pedras para mais sofisticação.
Para casais com filhos, a profissional recomenda trabalhar decorações multifuncionais. “Crianças precisam brincar e ter seu espaço bem divertido para isso. Já os adolescentes adoram seus quartos para jogar, ler e estudar”, finaliza a profissional.
Gostou das dicas?
Agora é com você!
Aproveite as sugestões e use e abuse da criatividade para decorar sua casa.