Região que reserva pontos tradicionais, cultura e lindas histórias
Localizado no centro da cidade, o bairro Gonzaga é considerado o coração de Santos. Isso se dá pela região ser um grande polo comercial com fácil acesso a shoppings, farmácias, padarias, restaurantes e outros serviços essenciais, revelando lindas histórias, culturas e pontos tradicionais, além de estar pertinho da praia.
Não é à toa que a CONSTRUTORA PATRIANI escolheu o bairro para construir o VITRA GONZAGA PATRIANI, prédio que estará localizado na Rua Carlos Affonseca, 01, próximo ao Canal 3 e à Avenida Ana Costa, uma das regiões mais nobres da cidade.
História
O bairro surgiu em 1889 e seu nome é uma homenagem ao bar de Luís Antônio Gonzaga, o “Bar do Gonzaga”, que por ficar em frente à praia, servia como ponto de referência para os bondes que ligavam as praias do centro. Além disso, também era muito frequentado por banhistas. Atualmente, no mesmo local fica a Caixa Econômica Federal.
Outra grande referência do bairro se dava ao Parque Balneário, que foi bastante frequentado para festas, shows e recepções da alta classe durante o século XX, até ser demolido na década de 70 para construção de prédios residenciais, o primeiro shopping da cidade e um edifício hoteleiro moderno.
Uma das curiosidades legais da região é que foi na praia do Gonzaga em 1934 que o americano Thomas Ernest Rittscher Jr, criador da primeira prancha de surf no Brasil, com seus 17 anos, surfou pela primeira vez em águas brasileiras.
Cultura
O bairro também é um reduto cultural e conta com diversas atrações como o Cine Arte Posto 4, reservado a filmes de arte com produções cinematográficas de outros países, livrarias tradicionais, como a Martins Fontes e a Realejo Livros, além de muitos eventos culturais que acontecem na Praça da Independência, outro ponto querido pelos moradores do Gonzaga.
Jardim da Orla
Se estiver a passeio pelo Gonzaga, depois de dar um mergulho no mar, que tal fazer uma visita ao maior jardim de Orla do Mundo segundo o Guinness World Records?
Por lá, você encontra muitas cores, aromas e texturas em seus 1300 canteiros, floreiras e vasos de plantas com mais de 70 espécies ornamentais. Entre elas: lírios da paz, dracenas, biris, pingos de ouro, margaridas e outras.
Além disso, também é possível praticar atividade física, andar de bike e até fazer um piquenique em família.
Praia, esporte e lazer
Estar bem em frente à praia, com certeza, é um dos motivos pelo qual as pessoas amam Santos. Afinal, são inúmeras as atividades que podem ser realizadas em família ou com amigos, como Surf, Beach Tennis, vôlei de praia, futebol de areia, bicleta, skate e outros. É no Gonzaga que as coisas acontecem!
Diversas opções gastronômicas
É só no Gonzaga que tem a Rua Gastronômica, que disponibiliza de diversas opções de restaurantes legais com boa gastronomia, além de arte visual única, com mobiliário personalizado, desenhos de garfo e faca nas faixas de pedestres, imagens nos postes de iluminação que remetem a ingredientes como pão, alface, sushi e macarrão e até semáforo temático para pedestre.
Além disso, a rua reúne cerca de 15 estabelecimentos de diferentes ramos alimentícios. No entanto, recomendamos alguns como o Mexicano Guadalupe, que conta com cardápios variados e até veganos, como a tostada vegana; o Bar e restaurante La Bell Music & Bar, para um happy hour com música ao vivo ao lado dos amigos; o casual Naus, que conta com drinks temáticos e o restaurante de comida italiana Cantina Di Luc.
E aí, gostou desse giro pelo bairro?
Venha conhecer o VITRA GONZAGA e fazer um tour pela cidade para conhecer os diversos pontos legais que ela proporciona.